segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Encontro das Equipes Regionais PIP/CBC - Hotel Tauá




A Equipe PIP/CBC da SRE de Governador Valadares participou do 1º encontro de capacitação do Programa de Intervenção Pedagógica, realizado no período de 07 à 11 de novembro de 2011 coordenado pelo órgão central da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais.
O encontro foi realizado no Hotel Tauá, com a participação de todas as Equipes Regionais do PIP/CBC, Coordenadores Regionais do PIP/ATC e PIP/CBC, Direção da DIRE e da SRE,Coordenação do SIF-DIEF-SB.
Contamos com a presença da Secretária de Estado – Ana Lúcia Almeida Gazzola,Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica – Professora .Raquel Elizabete de Souza Santos, a Superintendente da Educação Infantil e Fundamental – Professora Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
Os objetivos do encontro foram:

• Conhecer as prioridades da política da Educação Mineira na Gestão 2011-2014 e as perspectivas da contribuição do Programa de Intervenção Pedagógica no âmbito destas prioridades no E.F.
• Avaliar os trabalhos desenvolvidos em 2011 e conhecer as perspectivas para 2012.
• Analisar as diretrizes do trabalho conjunto e as estratégias de ação da Equipe Regional do PIP/EF com vistas ao atendimento a todas as escolas de Ensino Fundamental, com foco no 3º, 5º, 6º e 9º anos.
• Consolidar conhecimento sobre o SIMAVE e discutir os resultados do PROEB como subsídios para o trabalho da Equipe do PIP.
• Ampliar conhecimentos sobre a concepção e a estrutura dos Conteúdos Básicos Comuns – CBC e sua implementação no currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
• Discutir questões pedagógicas relativas à avaliação da Aprendizagem, a Matriz Curricular e a Matriz de Referência do PROEB (9º ano) e a ênfase especial em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências no Ensino Fundamental.
• Desenvolver oficinas dos diferentes conteúdos curriculares tendo em vista a capacitação, em nível regional, dos Professores do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.
• Estreitar os laços de companheirismo entre os integrantes das Equipes Regional e Central do PIP e Compartilhar conhecimentos e experiências.
A equipe avaliou o encontro como excelente. Pois voltaram ainda mais preparados e conscientes para continuar desenvolvendo o trabalho de Intervenção Pedagógica nas escolas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concurso de Redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”





Concurso de Redação

“Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”


         A SRE de Governador Valadares parabeniza todas as escolas que  participaram do concurso de Redação: Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas. Foram selecionadas duas escolas, uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio, estas escolas representam a SRE de Governador Valadares, mostrando a importância em participar de atividades que valorizam nossa história, nossos estudantes e nossos educadores. O concurso de redação proporcionou momentos de resgate da cultura local,  fundamentais para a valorização da nossa região e de toda a Minas Gerais.
         O concurso de Redação possibilitou aos estudantes serem  protagonistas de suas histórias, este é o papel fundamental da escrita, pois é essencial que se escreva em uma situação real de comunicação. O tema da redação foi  pertinente, contribuiu para uma reflexão e expressão  da história de Minas Gerais, cumprindo assim a sua função social.
                
Parabenizamos as escolas vencedoras pela brilhante participação!

Data da premiação: 14/12/2011
Local: Belo Horizonte / Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Prêmio: Cada aluno premiado e seus respectivos professores receberão 01 notebook e a escola receberá R$ 5 mil. No dia 13 de dezembro os alinos e seus professores e diretores serão homenageados com um passeio à cidade de  Ouro Preto. Já no dia 14 de dezembro visitarão o Museu de Minas e Metais.

Alunos Premiados – SRE Governador Valadares

Redaçãol: “Minas Gerais: O Berço do Ouro”
Aluno: Filipy Augusto dos Santos Marciano
Série: 6º ano Ensino Fundamental
Professora: Débora de Andrade Menezes
Escola Estadual Humberto de Campos – Itanhomi


Redação: “Conto de uma Pedra Negra”
Aluno: Marcus Vinícius de Freitas Silveira
Série: 2º ano Ensino Médio
Professora: Úrsula Bianca Ribeiro Herzog
Escola Estadual Pref. Joaquim Pedro Nascimento – Gov. Valadares

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

É TEMPO DE AVALIAÇÃO ...

               A avaliação, como todos sabem, é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Seus resultados oferecem subsídios, para que os professores direcionem sua prática, as escolas estruturem seus projetos  e os sistemas de ensino definam políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades educacionais e a qualidade de ensino.
            Sabemos da prática de avaliação do professor  no âmbito da sala de aula, no entanto a avaliação do Sistema Educacional em larga escala apresenta características daquelas do cotidiano escolar. A equipe PIP/CBC realizou estudo do Guia de Elaboração, CAEd,com de itens.
            Com o objetivo de oferecer informação e orientações  para que você professor, conheça um pouco mais, os critérios a serem observados  na elaboração  de itens de avaliação externa, além do  Simulado contendo questões  que atendam tais recomendações para que você possa preparar melhor os seus alunos do 9° ano para a Avaliação do PROEB.

  •  Guia de Elaboração de Itens 






  • Matriz de Referência Língua Portuguesa



  • Matriz de Referência Matemática